03/05/2017

Como criar formulário para sua página

Standard

Todos nós donos de sites sabemos da importância de manter uma certa proximidade com nossos leitores. Umas das melhores maneiras de fazer isto é instalando um formulário de contato em nossas páginas, através dele nossos leitores poderão nos dar sugestões, avisos, elogios e muito mais. Outra vantagem de colocar um formulário de contato é que você não vai precisar revelar seu e-mail para as pessoas poderem te contatarem. Sem dúvida as vantagens são inúmeras, e se fosse citar todas elas teria que escrever um post só para isso mas não é este o caso.

Hoje caros leitores do “Blainalog” eu ensinarei como Instalar o Formulário de Contato do Site JotForm no seu blog: um formulário mega completo, inclusive com opção de personalização do plano de Fundo e opção de envio de arquivo.

Vantagens de usar o JotForm!

Totalmente gratuito;
É confiável, possuindo mais de 350 mil usuários;
Diversas opções de personalização, inclusive com plano de fundo;
Possibilidade de modificar o formulário criado mais tarde;
Possibilidade de upload de arquivos como: fotos, textos, apresentações de slides e vários outros tipos de arquivos pelo formulário;
Rápido e simples;
Inexistências de anúncios ou logos;
Salvamento automático;
Em português.
Introdução

O JotForm é um formulário de contato bastante completo, entre as diversas opções de personalização chama atenção alguns recursos como:

Plano de Fundo;
Possibilidade de envios de arquivos;
Avaliação com estrelas;
Recurso: Formulário Expansível;
Recursos de pagamentos, podendo os usuários utilizarem o formulário para efetuar pagamentos. Muito útil para blogs que vendem produtos!
Painel de controle;
Inserção de Texto Livre (HTML);
Recurso: Quebra de página;
Confirmação, utilizada para evitar spam. Entre outras coisas.
Outro fato interessante sobre o JotForm é que não existem anúncios ou logos, nem mesmo na versão gratuita. Isto torna o visual do seu formulário mais limpo e também dá a idéia de algo mais profissional, eu particularmente amei isso!

Para criar um formulário de contato no site acesse este link: www.jotform.com/signup.
Logo após acessar o link preencha os campos com seus dados para criar uma conta no site, coloque um e-mail válido, pois é por ele que receberá as notificações dos formulários.


Depois de preencher seus dados corretamente clique em " Creaty my account", agora preencha o dado do seu site e ao lado o seu nome completo, em "Title" escolha a primeira opção e mais baixo escolha uma categoria a qual seu site se encaixa melhor e clique em DONE, veja imagem:





Pronto agora você será direcionado a sua página de trabalho no site jotform, logo a direita vai ter um button " Criar Formulário" ao clicar nele vai abrir três opção: 

1- Formulário em Branco: Começa a criar um formulário do zero;
2- Usar Modelo: Apresenta alguns modelos de formulários prontos, só modifica-los;
3- Importar Formulário: Caso já tenha um formulário basta importa-lo para o site e dita-lo.

Daqui pra frente é muito simples basta usar sua criatividade e criar seu formulário, pois o site esta totalmente em português o que facilita muito na montagem do form.
Ao acessar a página de edição e criação, logo será lhe apresentado algumas dicas e tutoriais, basta segui-los e terá o seu formulário prontinho, lembrando que a forma de criação de formulário do jotform é o famoso clique e arraste, basta clicar no elemento que deseja adicionar ao formulário e arrastar para o mesmo ou arrastar os elementos que já se encontram no formulário, assim você poderá organiza-los da maneira que quiser.


Após finalizar a criação clique em "Publicar"  e depois em " Incorporar" e escolha a opção " IFRAME" , agora só copiar e colar o código fornecido aonde quiser que o formulário apareça.
Lembrando que essa é somente uma das formas de publicar seu formulário, pois o site oferece inúmeras delas, basta explorar as opções e escolher a que mais lhe agrada.




Caso queira ver as estatísticas de uso do seu formulário volte ao site depois de seu formulário já estar instalado no seu blog, faça login e clique em Meus formulários.
Espero que gostem! Por se tratar de um tutorial longo estou ciente que podem surgir dúvidas, então eu novamente reforço a minha posição: qualquer dúvida que você leitor tiver pode postar nos comentários que responderei prontamente!

4 comentários:

  1. Show de bola. Muito massa a dica. Ótimo form.

    ResponderExcluir
  2. Meu anjo , vc me ajudou muito , obrigada . Mas como eu faço para deixar visivel com um icone e não como uma postagem ? Pois como postagem ela pode ficar "para tras" e não ser vista !

    ResponderExcluir
  3. Esse Jotform é coisa linda de Deus, cara! Eu já estava muito aborrecida com aquela porcaria cedida pelo Google Drive, que é horrível e não dá pra editar. Muito obrigada pela dica! =D

    ResponderExcluir